Brincadeiras ao ar livre tornam crianças mais felizes, criativas e saudáveis
Brincadeiras em espaços exteriores desenvolvem “as crianças mais felizes, criativas e saudáveis” e permite-lhes “ganhar competências para a vida adulta, defende a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP). “As crianças brincam cada vez menos em espaços verdes e ao ar livre, passando cada vez mais tempo em actividades estruturadas com horários, tais como o ballet, música e inglês. É necessário inverter esta tendência actual, porque o que o espaço exterior oferece é muito mais benéfico”.
A psicóloga americana Andrea Taylor, da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, passou os últimos anos a estudar os impactos do meio ambiente no comportamento das crianças. Ela descobriu que as crianças que têm contacto com área verde apresentam melhores resultados na escola.
Segundo o estudo feito pela RSPB (Royal Society for the Protetion of Birds), apenas uma em cada cinco crianças têm contacto com a natureza. Para chegar a esse resultado, o instituto entrevistou 1.200 crianças entre 8 e 12 anos. Apenas 21% atingiu um nível considerado aceitável de contacto com a natureza.

